quinta-feira, 1 de abril de 2010

Samsung Galaxy e @SamsungBrasil no twitter... vergonha!

É foda...

eu comprei um samsung galaxy.. o hardware do aparelho é simplesmente fenomenal. Ele é leve, a tela tem um brilho maravilhoso (da pra usar sem problemas em baixo de um sol de 40 graus de Guarujá) mas a versão do sistema que vem nele é antiga; e o pior: bugada pra burro!

Cansado disso e cansado de levar olé da @SamsungBrasil (que decidiu simplesmente ignorar quem reclama do Galaxy... nem respondem mais a perguntas, mesmo quando feitas de forma educada e bibibi bóbóbó) eu resolvi enviar um email reclamando (pelo "fale conosco" do site deles).

Aqui vai a mensagem na íntegra. Pretendo publicar a resposta caso receba alguma também.





Olá,

Comprei o celular Samsung Galaxy contando que o celular de ponta da Samsung fosse realmente um celular de ponta.

Para meu desgosto, fiquei sabendo depois que o sistema instalado é o Android 1.5, uma versão com mais de dois anos de idade (e o modelo ACABOU de ser lançado no Brasil) e não há atualização alguma. Se fosse somente isso estaria bom.

Há diversos bugs. Entre eles a duração da bateria é ridícula, pra não dizer outra coisa. O botão de bloqueio passa a somente desligar o monitor (que é religado quando qualquer outra tecla é pressionada) quando faço uma ligação usando 0DDDNUMERO (como 01140047777). E isso é sempre! Ou seja, tenho que mudar todos os números da minha agenda para prender o número da operadora (ridículo, já que a agenda fica online nos servidores do google e eu posso querer sincronizar com outro aparelho/operadora ao mesmo tempo.

E por mais absurdo que pareça, para todos esses problemas já existe correção; há relatos pela internet que todos esses problemas foram resolvidos em upgrades liberados na europa. Mas o sistema da Samsung nem reconhece meu aparelho como sendo válido na hora de buscar upgrades!

Indignado com a situação eu fiz como outros usuários: entrei em contato via twitter. A primeira resposta foi "se houver upgrade avisamos". Comecei a insistir em uma resposta mais concreta e sabe o que aconteceu? O representante da samsung no twitter passou a simplesmente me ignorar! Fez isso com os outros usuários que reclamaram.

A indignação pela posição de não liberar upgrades (ao contrário da Motorola e HTC) que a Samsung tomou tem gerado indignação de usuários pelo mundo inteiro e irá, sem sombra de dúvidas, refletir negativamente nas vendas de smart phones (em especial com Android) da empresa. Esse desrespeito todo com o consumidor, no final das contas, está me levando a nunca mais querer comprar aparelhos da Samsung.

Possuo um Home Theater, uma TV de 32 polegadas e dois monitores (um de 19 e outro de 21 polegadas) da Samsung. Eu era um cliente fiel e recomendava para todos meus amigos. Agora minha recomendação tem sido: comprem qualquer marca, menos Samsung por que se você precisar de algo após a venda eles vão te deixar na mão.

O upgrade é possível e é barato para uma empresa com o porte da Samsung. Prova disso são usuários que vêm desenvolvendo versões não oficiais de releases mais recentes do Android para o Galaxy. Entre eles existem o Galaxo ( http://www.uht.me/galaxo/ ), que fornece Android 1.6 e o Mustymod ( http://mustymod.forumotion.com/ ) implementação 100% opensource para suportar o 2.1... já suporta quase tudo, exceto a camera.

Eu ainda não fiz o upgrade do firmware para não perder a garantia; vai que da algum pau de hardware em coisa de 1 mês eu acabo perdendo um aparelho de 1600 reais.

O fato é: estou indignado com essa posição da Samsung. Mais ainda com a decisão de ignorar publicamente seus clientes quando eles não estão satisfeitos. Não compro de quem me desrespeita.


Grato (se é que vão ler esse email...)


Marcelo

Nenhum comentário: